segunda-feira, 20 de abril de 2009

CONJUNTO PANDEIRO NA FUORISALONE 09




Folder do evento Rio+Design cedido pelo Sebrae-RJ
Conjunto Pandeiro - Mesa com quatro cadeiras, mobiliário vencedor em 1º lugar do Concurso Design de Botequim 2008 - Projeto Rio de Bar em Bar, homenageia a música brasileira e, sobretudo, o samba carioca presente nos botequins e bares do Rio de Janeiro. O simbolismo do instrumento pandeiro, intrínseco no desenho das peças, proporciona visualmente uma associação imediata ao samba. Os materiais são: aço inox ou pintura eletrostática na estrutura, MDF- peroba do campo - no assento, encosto da cadeira e borda do tampo da mesa e mármore branco para o tampo da mesa.
---
Insieme Pandeiro - Tavola con quattro sedie, mobilia vincitrice del Concurso Design de Botequim 2008, rendere omaggio la musica brasiliana e, principalmente, il samba carioca presente nei bar del Rio de Janeiro. Il simbolismo dello strumento pandeiro, presente nel disegno della tavola e sedie, proporziona, visivamente, un’associazione immediata al samba. I materiali sono: acciaio inossidabile o pittura elettrostatica su struttura, MDF – peroba do campo (Paratecoma peroba) - nella seduta, schienale della sedia e bordo del piano tavolo e marmo bianco per il piano tavolo.
---
Pandeiro (Tambourine) Set - Table with four chairs, winning furniture, 1st place in the Design Bar Competition in 2008, pays homage to Brazilian music and, especially, the samba from Rio present at Rio de Janeiro pubs and bars. The symbolism of the tambourine instrument, intrinsic in the design of the pieces, provides an immediate visual association to samba. The materials are: stainless steel or electrostatic painting in structure, MDF - peroba do campo wood timber - in the seat, backrest of the chair and top edge of the table and white marble for the table top.

+ sobre a exposição:
Olá amigos falta apenas 2 dias para a abertura do evento em Milão e saiu uma matéria bem interessante sobre a exposição Rio+Design na FUORISALONE 09.

Acessem a matéria completa



Se alguém mais quiser repassar a notícia ou fazer uma nova entrevista temos material disponível para envio.
Assim que tiver mais novidades sobre esse "primeiro giro" do Conjunto Pandeiro pelo mundo postarei aqui. :)

O PANDEIRO NA MÚSICA BRASILEIRA


O Pandeiro é utilizado em vários ritmos musicais como: choro, pagode e samba. Não se pode afirmar ao certo a sua origem, mas segundo algumas leituras que fiz sobre o assunto o pandeiro teve origem no mundo árabe e por mais estranho que pareça tinha forma quadrada.
No Brasil, o pandeiro foi introduzido na música brasileira no século passado, ganhando seu espaço no chorinho mas atualmente é no samba que ele se destaca.
Todos sabemos o valor do samba para a cultura brasileira e principalmente para o Rio de Janeiro. O carnaval carioca sem dúvida é um dos maiores espetáculos da terra e move milhões, milhões de dinheiro e milhões de pessoas. :)
Algumas vezes se torna impossível fugir da associação que o cérebro faz ao samba, ao ouvirmos o som de um pandeiro, a vontade de dançar é imediata, ou se você não é tão talentoso assim com a dança pelo menos quer se movimentar.
Sabendo desse imensurável valor que esse instrumento representa à cultura brasileira, o pandeiro foi nossa fonte de inspiração na concepção do projeto do Conjunto Pandeiro.
O Pandeiro é um instrumento adorado pelos brasileiros e segundo consta no Wikipédia é considerado o instrumento nacional. "Pandeiro" é o nome dado a vários instrumentos musicais de percussão. A palavra "pandeiro" veio a designar um pandeiro específico mais utilizado no samba e que tem dimensões maiores, 12" (31 cm de diâmetro), as dimensões de um pandeiro padrão é de 10" (25 cm de diâmetro).
Um dos artistas brasileiros que representa bem essa paixão do brasileiro pelo pandeiro é o Jackson do Pandeiro.
Na conceituação das peças aliamos o forte simbolismo do pandeiro na música brasileira e o amor do brasileiro ao samba e o Conjunto Pandeiro está dando samba!
Quanto à exposição do Conjunto Pandeiro na FUORISALONE 09, está sendo uma honra poder estar participando e também de poder estar demonstrando através do design de um móvel um pouco dos nossos valores culturais, levando a todos além das qualidades encontradas em um bom desenho a nossa alegria de viver.
Espero que o mundo aprecie, compre e viva o Conjunto Pandeiro!
Se alguém se interessar e quiser mais informações sobre
como adquirir o Conjunto Pandeiro
envie-me um e-mail.
If u want to buy that furniture
send me an e-mail.
-----------------


N E W S
TV apresenta especial sobre a Feira de design em Milão 2009
Assista:

Veja as matérias pós feira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário